
FORMAÇÃO MÉDICA
SÉCULO XX
ABRAHAM FLEXNER

Abraham
Flexner
A Reforma Flexner ocorreu em 1910, nos Estados Unidos, e deflagrou um processo de transformações na educação médica no país.
Em 1910, foi publicado o estudo Medical Education in the United States and Canada – A Report to the Carnegie Foundation for the Advancement of Teaching (FLEXNER, 1910), que ficou conhecido como o Relatório Flexner (Flexner Report) e é considerado o grande responsável pela mais importante reforma das escolas médicas de todos os tempos nos Estados Unidos da América (EUA), com profundas implicações para a formação médica e a medicina mundial (PAGLIOSA; DA ROS, 2008).
Ao completar cem anos, o relatório continua a gerar debates e polêmicas. Indubitavelmente, a figura e os aportes de Abraham Flexner são, até hoje, foco de debates apaixonados entre defensores e detratores de suas propostas. Uns aclamam seu criador como o grande reformista e transformador da educação médica em todos os tempos, e outros o consideram o principal responsável pela consolidação de um modelo de formação de médicos que nunca conseguiu atender às necessidades de saúde das sociedades onde foi implantado, isto é, em praticamente todo o mundo (RESTREPO, 1998).

The Flexner Report
Concordando com sua proposta ou não, é impossível discutir a respeito de educação médica em qualquer parte do planeta sem incluir Flexner e seu relatório, além de ser importante entender o contexto em que o estudo de Flexner foi produzido (PAGLIOSA; DA ROS, 2008). Na época, a situação das escolas médicas nos EUA era caótica. Como não havia necessidade de concessão estatal para o exercício da medicina, abolida em meados do século XIX, havia grande proliferação de escolas de medicina, com as mais diversas abordagens terapêuticas. As escolas podiam ser abertas indiscriminadamente, sem nenhuma padronização, estando vinculadas ou não a instituições universitárias, com ou sem equipamentos, com critérios de admissão e tempo de duração diferenciados e independentemente de fundamentação teórico-científica (MENDES; BARBOSA, 1985).


Reforma Flexner
Pontos positivos da reforma
No início do século XX, a situação das escolas médicas no EUA era caótica, observava-se o surgimento de escolas de medicina com abordagens terapêuticas muito diversas e muitas delas sem fundamentação científica
As escolas de medicina não necessariamente eram vinculadas a universidades e não havia um padrão a respeito de critérios de admissão, tempo de duração do curso, equipamentos mínimos para funcionamento, entre outros.
O que Flexner propôs foi a reestruturação do ensino médico, criando princípios que hoje parecem óbvios, como a vinculação das escolas de medicina às universidades e o ensino com embasamento científico
Reforma Flexner
Ponto negativo da reforma
Nas palavras de Flexner (1910, p.90): “O estudo da medicina deve ser centrado na doença de forma individual e concreta”.
A doença passa a ser considerada o foco do estudo. O grande acerto do modelo Flexner, que é trazer à medicina o positivismo científico, também se transforma em sua maior deficiência, que é não enxergar a pessoa por trás da doença.
"A doença se dá sempre em alguém, reveste-se da personalidade do sujeito doente. Cabe ao médico ter presente que as patologias com as quais se depara, são patologias encarnados em alguém que tem uma personalidade concreta e de quem tem que cuidar". (BLASCO, 2011, p.33).
“O estudo da medicina deve ser centrado na doença de forma individual e concreta” (FLEXNER, 1910, p.90).
Mesmo que consideremos muito importantes suas contribuições para a educação médica, a ênfase no modelo biomédico, centrado na doença e no hospital, conduziu os programas educacionais médicos a uma visão reducionista. Ao adotar o modelo de saúde-doença unicausal, biologicista, a proposta de Flexner reserva pequeno espaço, se algum, para as dimensões social, psicológica e econômica da saúde e para a inclusão do amplo espectro da saúde, que vai muito além da medicina e seus médicos (PLAGLIOSA; DA ROS, 2000, p.5).

Humanização
A grande lacuna da reforma Flexner
O ensino médico focado quase que exclusivamente na doença foi um empecilho praticamente intransponível para a ampla implementação de uma visão humanista plena na medicina.
Formaram-se grandes médicos, com grande conhecimento técnico, em uma época onde a disponibilidade de recursos que permitissem acesso a informação em tempo real era praticamente inexistente.
Nesse ponto, a reforma Flexner foi fundamental não só para a medicina quanto para toda humanidade.
Mas atualmente nos encontramos em um ponto de inflexão de uma curva, em uma "crise de paradgma", onde talvez as respostas fornecidas pela Reforma Flexner não consigam ecoar de forma satisfatória as demandas do novo século.